sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Longão Trilhas Urbanas, Como tudo começou?

Trilhas Urbanas é mais uma prova de que a internet, quando usada de maneira salutar, pode gerar relações muito gratificantes.
Hoje não sabemos de quem foi a idéia inicial, mas puxando na memória lembramos que a coisa aconteceu mais ou menos assim: Em uma comunidade do Orkut, "Corredores de Rua de Brasília", surgiu a idéia de fazer um longão (aproximadamente 20 KM) nos domingos em que não acontecessem corridas programas em Brasília ou aquelas grandes provas que atraem muita gente da capital. Naquele ano, segundo semestre de 2005, os longões ficaram restritos aos feriados, pois em todos os finais de semana acontecia pelo menos um evento.
Chegou janeiro de 2006, época com reduzido número de provas no calendário, um grupo de pessoas da comunidade (Orkut), amigos e velhos conhecidos de corrida começaram a correr longões em seguidos finais de semana até o carnaval. Logo depois inicia o calendário de provas do ano e, conforme a proposta inicial dos longões, todos se afastam voltando a se encontrar nas provas.
Neste mesmo ano houve um intervalo no calendário de corridas, foi quando um grande casal, Renato e Luana, retomaram a idéia dos longões em um outro formato e desvinculando de uma alternativa para os domingos em que não tivesse corrida, a idéia deu certo, algumas pessoas passaram a preferir participar dos longões, outras se juntaram trazendo grandes contribuições e a idéia seguiu em frente.
O longão de domingo ficou consolidado, a disciplina fez com que nos tornássemos "ambiciosos", ficou pouco correr 20 KM todos os domingos, pulamos para 22 KM, 24 KM, até que um dia deram a sugestão de correr 30 KM (as três pontes do lago sul), todos acharam uma loucura, mas todos participaram e correram, daí surgiu a idéia de correr uma maratona, ou seja, um longão de 42 KM, em pouco mais de 2 meses aumentamos os treinos criando uma base para conseguir completar os 42 km.
Chegou o dia da "Maratona da Amizade". Maratona porque íamos correr 42 km, amizade porque era um grupo de amigos com o desejo de completar a distância, cada um dentro de suas condições, uns mais rápidos, outros mais lentos, outros correndo aquilo que o corpo permitia, mas todos participando (correndo e/ou no apoio). Detalhe: poucos haviam até então participado de uma maratona.
Até hoje temos o pensamento comum de que aquele dia foi um divisor de águas. Foi ali que todos percebemos que completar uma maratona é possível, bastava um bom treino de base e ainda poderíamos facilitar um pouco o treinamento se a corrida tivesse uma boa companhia. No ano seguinte muitos daqueles que completaram, ou não, a maratona da amizade seguiram em busca de sua maratona oficial algumas vezes repetindo a façanha.
É um prazer muito grande em reencontrar a turma para correr mais um longão, sempre aos domingos pela manhã. Cada participante segue no seu ritmo ou corre distância desejada (mais ou menos que o combinado), na maioria das vezes sempre temos companhia para cumprir nossa meta, assim conversamos, "filosofamos", desabafamos, reclamamos no percurso, etc, quando o último chega nos reunimos para o lanche, contamos nossas histórias, estórias e piadas e já programamos o percurso do próximo domingo.
O longão trilhas urbanas pode ser definido citando Goethe "quando um sonha é apenas um sonho, quando muitos sonham começa a nascer uma realidade". Sonhamos que todos podem sentir o prazer de realizar uma bela corrida e que ela seja longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário