Percebemos que não existe a alternativa ideal, o que encontramos é uma opção que vai se adaptar melhor a um corredor e não necessariamente sirva a um outro corredor. Isso porque tudo o que temos disponível tem suas vantagens e desvantagens.
Vamos citar algumas sugestões conhecidas:
1) Squeeze (caramanhola) com pochete: Comporta em média 0,5 l.
- Vantagem: fácil de encontrar e custo baixo, há modelos em que a pochete tem espaço para gel, barra se proteínas, chaves, etc.
- Desvantagem: A garrafa fica de um lado só, todo o peso da água também, dependendo do calor a corrida começa com a água congelada e o peso aumenta. A pochete deve ficar muito bem apertada isso muitas vezes pode causar machucados ou até feridas. A pouca quantidade de água faz com que o tempo de corrida seja limitado a uma distância não tão grande ou uma parada para encher novamente a garrafa.
2) Cammel Bag (mochilas de hidratação): Comporta 1,5 l ou mais (recomenda-se 1,5 pois as maiores geram um desconforto).
- Vantagens: Quantidade maior de água, gera maior autonomia no treino. Também possui bolsos para levar gel, barra de proteínas, chaves, etc. Há possibilidade de congelar metade da água (com cuidado para não congelar a saída da água na mangueira) e completar o restante com água natural ou gelada.
- Desvantagem: é uma mochila, não dá pra correr sem uma camiseta de manga. Onde ela fixa no corpo (ombro e costelas) gera assaduras se usa-la sem uma camiseta que proteja os locais.
3) Cinto de hidratação (fuel belt, nike ou outros): Cada garrafinha comporta 200 ml de água, há cintos de 3, 4 e 6 garrafinhas.
- Vantagem: o peso da água fica distribuído na cintura. Não exige uma camiseta que possa amenizar o atrito com o corpo pois ele se fixa na cintura do corpo. O cinto é elástico. Deve-se observar o tamanho, na hora de experimentar verificar se fica bem apertado a cintura. Pode-se usar uma garrafinha para levar gatorede ou o gel diluído.
- Desvantagem: A garrafa é pequena então a água esquenta muito rápido. Há um pequeno bolso que comporta somente o gel e a chave.
4) Parar e comprar água:
- Vantagem: água na temperatura desejada, pode-se acrescentar isotônico, coca-cola, etc.
- Desvantagem: há uma quebra na corrida, fica difícil pra retomar o ritmo, algumas vezes o dinheiro molha com o suor.
5) Ter alguém no apoio:
- Vantagem: água no momento que realmente deseja.
- Desvantagem: há a necessidade de uma pessoa disponível só para isso, algumas vezes de carro, moto ou bicicleta.
6) Carregar uma garrafinha
- Vantagem: acabando a água descarta-se a garrafa.
- Desvantagem: a mão ocupada limita o movimento de braço.
Sabemos que ainda existem outras opções. Caso tenha alguma outra sugestão colabore conosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário